Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade..

Filé mignon ao molho madeira fácil

Continua após a publicidade..

Você está procurando uma receita de filé mignon ao molho madeira fácil, saborosa e sofisticada? Então você veio ao lugar certo!

Neste artigo, eu vou te ensinar como preparar esse prato delicioso, que pode ser servido em ocasiões especiais ou no dia a dia.

O filé mignon é uma carne macia, suculenta e versátil, que combina muito bem com o molho madeira, um molho escuro, encorpado e aromático, feito com vinho do Porto e cogumelos. Essa receita é simples, rápida e prática, e vai deixar todos os seus convidados com água na boca. Vamos lá?

Como fazer filé mignon ao molho madeira fácil

Para fazer filé mignon ao molho madeira fácil, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 1 kg de filé mignon cortado em bifes ou medalhões
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 200 g de cogumelos fatiados (pode ser champignon, shiitake, shimeji ou outro de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de vinho do Porto
  • 2 xícaras de chá de caldo de carne
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

Tempere os bifes ou medalhões de filé mignon com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e coloque o óleo. Frite os bifes ou medalhões de filé mignon, em fogo alto, por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados e cozidos ao seu gosto.

Retire da frigideira e reserve em um prato coberto com papel-alumínio, para manter aquecidos. Na mesma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho, mexendo de vez em quando, até que estejam macios e transparentes.

Adicione os cogumelos e refogue por mais alguns minutos, até que estejam cozidos e soltem um pouco de líquido. Polvilhe a farinha de trigo sobre a mistura de cebola, alho e cogumelos, e mexa bem, para incorporar.

Cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo sempre, para cozinhar a farinha e formar uma base para o molho. Adicione o vinho do Porto e o caldo de carne, e mexa bem, raspando o fundo da frigideira, para soltar os pedacinhos de carne que ficaram grudados.

Deixe o molho ferver, em fogo médio-alto, por cerca de 10 minutos, ou até que engrosse e reduza um pouco. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, se necessário, e finalize com salsinha picada a gosto.

Coloque os bifes ou medalhões de filé mignon em uma travessa e cubra com o molho madeira. Sirva em seguida, com os acompanhamentos de sua preferência.

Dica: Se você quiser um molho mais cremoso, pode adicionar um pouco de creme de leite no final do cozimento, e misturar bem.

Acompanhamentos para o filé mignon ao molho madeira

O filé mignon ao molho madeira é um prato que combina com vários tipos de acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que vão bem com o filé mignon ao molho madeira:

Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento clássico e simples, que contrasta com o sabor intenso e escuro do molho madeira. Você pode fazer o arroz branco tradicional, ou incrementar com alguns temperos, como alho, cebola, salsinha, cebolinha, açafrão, etc.

Batata gratinada: A batata gratinada é um acompanhamento cremoso e gratinado, que harmoniza muito bem com o filé mignon ao molho madeira. Você pode fazer a batata gratinada com creme de leite, queijo, noz-moscada, sal e pimenta, e levar ao forno até dourar. Você também pode adicionar outros ingredientes, como bacon, presunto, ervas, etc.

Salada verde: A salada verde é um acompanhamento leve e refrescante, que equilibra o prato e traz um toque de cor e saúde. Você pode fazer a salada verde com alface, rúcula, agrião, espinafre, couve, etc., e temperar com azeite, vinagre, sal, pimenta, limão, mostarda, mel, etc. Você também pode adicionar outros ingredientes, como tomate, cenoura, pepino, queijo, nozes, etc.

Dúvidas comuns sobre o filé mignon ao molho madeira

Você pode ter algumas dúvidas sobre o filé mignon ao molho madeira, como por exemplo:

Posso usar outro tipo de carne no lugar do filé mignon?

Sim, você pode usar outro tipo de carne bovina, como alcatra, contrafilé, maminha, etc., ou até mesmo carne suína, como lombo ou bisteca. O importante é que a carne seja macia e de boa qualidade, e que seja cortada em bifes ou medalhões grossos, para não ressecar na hora de fritar.

Posso usar outro tipo de vinho no lugar do vinho do Porto?

Sim, você pode usar outro tipo de vinho tinto, seco ou doce, de sua preferência, para fazer o molho madeira. O vinho do Porto é o mais tradicional e o que dá o sabor característico do molho, mas você pode experimentar com outros vinhos, como merlot, cabernet sauvignon, malbec, etc. O importante é que o vinho seja de boa qualidade, e que você ajuste a quantidade de açúcar e sal do molho, de acordo com o tipo de vinho que você usar.

Posso fazer o filé mignon ao molho madeira na panela de pressão?

Sim, você pode fazer o filé mignon ao molho madeira na panela de pressão, se você quiser uma receita mais rápida e prática. Você só precisa temperar os bifes ou medalhões de filé mignon com sal e pimenta-do-reino, e dourá-los na panela de pressão com um pouco de óleo.

Depois, você adiciona o vinho do Porto, o caldo de carne, a cebola, o alho, os cogumelos, a farinha de trigo, a manteiga, o sal e a pimenta, e fecha a panela. Você deixa cozinhar por cerca de 15 minutos, depois que pegar pressão, e depois abre a panela com cuidado. Você finaliza com a salsinha picada, e está pronto para servir.

Posso congelar o filé mignon ao molho madeira?

Sim, você pode congelar o filé mignon ao molho madeira, se você quiser fazer uma quantidade maior e guardar para outra ocasião. Você só precisa esperar o prato esfriar completamente, e depois colocá-lo em um recipiente fechado, que possa ir ao freezer.

Você pode congelar o filé mignon ao molho madeira por até 3 meses, sem perder o sabor e a textura. Para descongelar, você pode deixar o prato na geladeira de um dia para o outro, ou usar o micro-ondas, se estiver com pressa. Depois, é só aquecer o prato em uma panela, em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar bem quente.

Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.

Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK