Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade..

Cuscuz Marroquino com Legumes: Receita Simples e Saborosa

Continua após a publicidade..

O cuscuz marroquino é um prato típico da culinária do norte da África, feito com sêmola de trigo cozida no vapor e misturada com legumes, frutas secas, especiarias e ervas.

É uma receita fácil, rápida, nutritiva e saborosa, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. Você vai precisar de apenas alguns ingredientes.

Você vai aprender como essa receita com legumes e descobrir algumas sugestões de acompanhamentos para deixar sua refeição ainda mais completa.

Como fazer cuscuz marroquino com legumes

Para fazer cuscuz marroquino com legumes, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
  • 2 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de curry
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cenoura em cubinhos
  • 1 abobrinha em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de cogumelos picados
  • 1/4 de xícara (chá) de cada cor de pimentão em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) de uva-passa
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsa picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

Em uma panela, leve o caldo de legumes com a manteiga e o curry ao fogo até ferver. Em uma tigela grande, coloque o cuscuz marroquino e despeje o caldo fervente. Misture bem, cubra com um pano e deixe hidratar por 5 minutos.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue o alho, a cenoura, a abobrinha, os cogumelos, os pimentões e as uvas-passas por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em outra frigideira, toste as amêndoas em fogo baixo, mexendo sempre, até ficarem douradas. Reserve. Com um garfo, solte o cuscuz marroquino e transfira para uma travessa.

Adicione o refogado de legumes e misture delicadamente. Polvilhe as amêndoas e a salsa por cima e sirva em seguida ou frio.

Quais são os melhores acompanhamentos para o cuscuz marroquino?

O cuscuz marroquino é um prato muito versátil, que pode ser servido como acompanhamento ou prato principal, dependendo dos ingredientes que você escolher. Se você quiser servir o cuscuz marroquino como acompanhamento, algumas sugestões são:

Carne assada: uma carne assada suculenta e bem temperada combina muito bem com o cuscuz marroquino, que pode absorver o molho da carne e ficar ainda mais gostoso. Você pode escolher a carne de sua preferência, como bovina, suína, ovina ou de frango.

Salada verde: uma salada verde fresca e crocante é uma ótima opção para acompanhar o cuscuz marroquino, que é um prato quente e macio. Você pode usar as folhas de sua preferência, como alface, rúcula, agrião ou espinafre, e adicionar outros ingredientes, como tomate, pepino, cenoura, queijo ou castanhas.

Iogurte: um iogurte natural ou temperado com ervas e especiarias é um acompanhamento refrescante e cremoso para o cuscuz marroquino, que equilibra o sabor e a textura do prato. Você pode usar o iogurte de sua preferência, como o grego, o desnatado ou o vegano, e adicionar ingredientes, como limão, alho, hortelã, coentro ou zaatar.

Dúvidas comuns sobre o cuscuz

O cuscuz marroquino engorda?

Ele é um alimento rico em carboidratos, que são fontes de energia para o organismo. Por isso, ele deve ser consumido com moderação e equilíbrio, assim como qualquer outro alimento.

Ele não engorda por si só, mas pode contribuir para o aumento de peso se for consumido em excesso ou com ingredientes muito calóricos, como manteiga, queijo, creme de leite ou frituras.

Por outro lado, o cuscuz marroquino pode ajudar na perda de peso se for consumido em porções adequadas e com ingredientes saudáveis, como legumes, frutas, grãos ou carnes magras.

O cuscuz marroquino tem glúten?

Sim, ele tem glúten, pois é feito com sêmola de trigo, que é um cereal que contém essa proteína. Por isso, o cuscuz marroquino não é recomendado para pessoas que têm doença celíaca, alergia ou intolerância ao glúten.

No entanto, existem algumas alternativas de cuscuz sem glúten, que podem ser feitas com outros grãos, como quinoa, arroz, milho ou painço.

O cuscuz marroquino pode ser congelado?

Sim, ele pode ser congelado e conservado por até 3 meses no freezer. Para isso, você deve esperar o cuscuz esfriar completamente, colocá-lo em um recipiente com tampa ou em um saco plástico, retirar o máximo de ar possível e levar ao congelador.

Para descongelar, você pode deixar o cuscuz na geladeira de um dia para o outro, ou aquecê-lo no micro-ondas ou em uma panela com um pouco de água ou caldo.

O cuscuz marroquino congelado pode perder um pouco da sua textura e sabor, por isso, é recomendado adicionar um pouco de manteiga, azeite, ervas ou especiarias na hora de servir.

Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.

Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK