Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade..

Massa ao Pesto: 3 Receitas e Variações dessa Delícia Italiana

Continua após a publicidade..

Você já experimentou massa ao pesto? Esse é um prato típico da culinária italiana, que combina o sabor fresco e aromático do molho pesto com a textura macia e suculenta da massa.

O molho pesto é feito com folhas de manjericão, alho, pinoli, queijo parmesão e azeite de oliva, e pode ser usado em diversas receitas, como saladas, sanduíches, pizzas e risotos.

Mas a sua combinação mais clássica e deliciosa é com a massa, que pode ser do tipo que você preferir, como espaguete, penne, fusilli ou farfalle.

Como fazer massa ao pesto: receita básica

Ingredientes:

  • 500 g de massa do tipo de sua preferência (espaguete, penne, fusilli, farfalle, etc.)
  • 2 xícaras de folhas de manjericão fresco
  • 3 dentes de alho descascados
  • 1/4 de xícara de pinoli
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Dica: Você pode substituir os pinoli por nozes, castanhas, amêndoas ou pistaches, se preferir. Você também pode usar outros tipos de queijo, como pecorino, grana padano ou mussarela.

Continua após a publicidade..

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque água para ferver e adicione um pouco de sal. Quando a água estiver fervendo, acrescente a massa e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve, mantendo um pouco da água do cozimento.
  2. Enquanto a massa cozinha, prepare o molho pesto. Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque as folhas de manjericão, o alho, os pinoli, o queijo parmesão, o azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino. Bata até obter uma pasta homogênea e cremosa. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta, e adicione mais azeite para deixar o molho mais fluido.
  3. Em uma travessa grande, misture a massa com o molho pesto, usando um pouco da água do cozimento para ajudar a incorporar. Sirva em seguida, ou leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, para gratinar.

Como fazer pesto: 3 receitas e variações desse molho italiano

O pesto é um molho de origem italiana, feito com folhas de manjericão, alho, pinoli, queijo parmesão e azeite de oliva.

Ele é muito versátil e combina com diversos pratos, como massas, saladas, carnes, peixes e aperitivos. Mas você sabia que existem diferentes formas de fazer pesto, usando outros ingredientes e temperos?

Neste tópico, vamos te mostrar três receitas e variações desse molho delicioso, que você pode fazer em casa, de forma rápida e fácil. Confira:

Pesto tradicional

Essa é a receita clássica do pesto, originária da região da Ligúria, no norte da Itália. Ela leva manjericão, alho, pinoli, queijo parmesão e azeite de oliva, e é feita em um pilão, para triturar os ingredientes de forma delicada e manual.

Você também pode usar um liquidificador ou um processador de alimentos, se preferir. Veja os ingredientes e o modo de preparo:

  • 2 xícaras de chá de folhas de manjericão fresco
  • 3 dentes de alho descascados
  • 1/4 de xícara de chá de pinoli
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em um pilão, coloque as folhas de manjericão, o alho, os pinoli, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino. Amasse bem, até formar uma pasta homogênea e cremosa. Adicione o azeite de oliva aos poucos, mexendo bem, até obter a consistência desejada. Se quiser, ajuste o sal e a pimenta. Seu pesto tradicional está pronto para ser usado.

Pesto de rúcula

Essa é uma variação do pesto, que leva rúcula no lugar do manjericão, dando um sabor mais picante e amargo ao molho.

Ela também leva nozes no lugar dos pinoli, que são mais fáceis de encontrar e mais baratos. Você pode usar um liquidificador ou um processador de alimentos para fazer essa receita. Veja os ingredientes e o modo de preparo:

  • 2 xícaras de chá de folhas de rúcula lavadas e secas
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1/4 de xícara de chá de nozes
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque as folhas de rúcula, o alho, as nozes, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino.

Bata bem, até formar uma pasta homogênea e cremosa. Adicione o azeite de oliva aos poucos, batendo bem, até obter a consistência desejada. Se quiser, ajuste o sal e a pimenta. Seu pesto de rúcula está pronto para ser usado.

Pesto de tomate seco

Essa é outra variação do pesto, que leva tomate seco no lugar do manjericão, dando um sabor mais doce e intenso ao molho.

Ela também leva amêndoas no lugar dos pinoli, que são mais crocantes e saborosas. Você pode usar um liquidificador ou um processador de alimentos para fazer essa receita. Veja os ingredientes e o modo de preparo:

  • 1 xícara de chá de tomate seco
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1/4 de xícara de chá de amêndoas
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque o tomate seco, o alho, as amêndoas, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino.

Bata bem, até formar uma pasta homogênea e cremosa. Adicione o azeite de oliva aos poucos, batendo bem, até obter a consistência desejada. Se quiser, ajuste o sal e a pimenta. Seu pesto de tomate seco está pronto para ser usado.

Agora que você aprendeu como fazer pesto de três formas diferentes, você pode usar esse molho para incrementar suas receitas, como massas, saladas, carnes, peixes e aperitivos.

Você também pode experimentar outras variações, usando outros tipos de folhas, oleaginosas e queijos. O importante é usar a sua criatividade e o seu paladar, e se deliciar com esse molho italiano.

Acompanhamentos para massa ao pesto

A massa ao pesto é um prato completo e delicioso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros ingredientes, para deixá-lo ainda mais saboroso e nutritivo. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para massa ao pesto:

Frango: O frango é uma carne branca, magra e rica em proteínas, que combina muito bem com a massa ao pesto. Você pode grelhar, assar ou cozinhar o frango em pedaços, temperado com sal, pimenta, alho e ervas, e servir por cima ou ao lado da massa. Você também pode desfiar o frango e misturar com o molho pesto, para dar mais sabor e consistência ao prato.

Tomate: O tomate é um fruto vermelho, suculento e rico em vitaminas, que traz frescor e cor para a massa ao pesto. Você pode usar o tomate fresco, cortado em cubos, rodelas ou gomos, e salpicar por cima da massa, ou refogar o tomate com um pouco de azeite, alho e manjericão, e servir como um molho extra. Você também pode usar o tomate seco, que tem um sabor mais intenso e adocicado, e picar ou triturar com o molho pesto, para dar um toque especial ao prato.

Queijo: O queijo é um alimento derivado do leite, que tem um sabor salgado e uma textura cremosa, que se derrete na boca. O queijo é um ótimo acompanhamento para a massa ao pesto, pois realça o sabor do molho e da massa. Você pode usar o queijo de sua preferência, como mussarela, ricota, gorgonzola, brie ou feta, e ralar, fatiar ou esfarelar por cima da massa, ou misturar com o molho pesto, para deixá-lo mais encorpado e saboroso.

Dúvidas comuns sobre massa ao pesto: tire suas dúvidas

Você ainda tem alguma dúvida sobre massa ao pesto? Nós separamos algumas das perguntas mais frequentes sobre esse prato, e respondemos para você. Confira:

Posso fazer o molho pesto com antecedência? S

im, você pode fazer o molho pesto com antecedência, e guardá-lo na geladeira, em um pote fechado, por até 3 dias, ou no freezer, por até 3 meses. Para conservar melhor o molho, cubra-o com uma camada de azeite de oliva, para evitar que ele escureça ou resseque. Na hora de usar, basta descongelar e aquecer o molho, ou usá-lo frio mesmo, se preferir.

Posso usar outro tipo de massa?

Sim, você pode usar outro tipo de massa, de acordo com o seu gosto e disponibilidade. A massa ao pesto fica boa com qualquer tipo de massa, seja longa, curta, lisa ou riscada. O importante é cozinhar a massa até ficar al dente, ou seja, macia por fora e firme por dentro, e escorrer bem a água, para que o molho se adere melhor à massa.

Posso fazer o molho pesto sem pinoli?

Sim, você pode fazer o molho pesto sem pinoli, se você não tiver ou não gostar desse ingrediente. Os pinoli são sementes que dão uma crocância e um sabor amendoado ao molho, mas você pode substituí-los por outros tipos de oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas ou pistaches. Você também pode fazer o molho pesto sem nenhum tipo de oleaginosa, se quiser, mas o molho ficará menos cremoso e mais líquido.

Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.

Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK