Você já experimentou espaguete com frutos do mar? Essa é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que tem um sabor rico e sofisticado.
Você só precisa de alguns ingredientes, como espaguete, camarão, lula, mexilhão, alho, cebola, tomate, vinho branco, azeite, sal, pimenta, salsinha e queijo parmesão.
Você vai aprender a fazer essa receita e o resultado é um prato saboroso, com um molho suculento e aromático. Vamos lá?
Como fazer espaguete com frutos do mar
Para fazer espaguete com frutos do mar, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de espaguete
- 500 g de camarão limpo
- 500 g de lula em anéis
- 500 g de mexilhão
- 500 g de vôngole
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 xícaras de chá de molho de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o espaguete em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até dourarem. Adicione o molho de tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver por alguns minutos.
Acrescente os frutos do mar e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que estejam cozidos e abertos. Descarte os que não abrirem. Misture o espaguete com o molho e os frutos do mar. Polvilhe a salsinha picada por cima e sirva em seguida.
Dica: Você pode usar os frutos do mar que preferir ou que tiver disponíveis. Também pode acrescentar outros temperos, como orégano, manjericão, tomilho, etc.
Acompanhamentos para o espaguete com frutos do mar
O espaguete com frutos do mar é um prato muito completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou com alguns acompanhamentos que realcem o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com o espaguete com frutos do mar:
Salada verde: Uma salada simples, mas refrescante, que contrasta com o sabor intenso do molho e dos frutos do mar. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura, etc. Tempere com sal, azeite, vinagre ou limão e sirva fria ou em temperatura ambiente.
Pão italiano: Um pão crocante e macio, que pode ser usado para saborear o molho e os frutos do mar que ficarem no prato. Você pode cortar o pão em fatias e torrar levemente no forno ou na frigideira. Se quiser, pode esfregar um dente de alho nas fatias para dar um toque extra de sabor.
Dúvidas mais comuns sobre o espaguete com frutos do mar
Algumas das dúvidas mais comuns sobre o espaguete com frutos do mar são:
Como limpar os frutos do mar? Antes de cozinhar os frutos do mar, é importante limpá-los bem para evitar areia, sujeira ou bactérias. Para isso, lave-os em água corrente, escove as conchas dos moluscos, retire as vísceras e as peles dos camarões e das lulas, etc. Você também pode deixá-los de molho em água com sal ou vinagre por alguns minutos para soltar a sujeira.
Como saber se os frutos do mar estão frescos? Para escolher frutos do mar frescos, observe a aparência, o cheiro e a textura deles. Eles devem ter uma cor viva, um cheiro suave e uma textura firme. Evite os que estiverem com a cor opaca, o cheiro forte ou a textura mole. Além disso, prefira os que estiverem refrigerados ou congelados, e não os que estiverem expostos ao ar livre.
Como saber se os frutos do mar estão cozidos? O tempo de cozimento dos frutos do mar varia de acordo com o tipo, o tamanho e a quantidade deles. Em geral, eles estão cozidos quando mudam de cor, ficam opacos e firmes. Os moluscos devem abrir as conchas, e os que não abrirem devem ser descartados. Não cozinhe os frutos do mar por muito tempo, pois eles podem ficar borrachudos e sem sabor.
Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.
Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK