Empadão de Frango – Simples e Saboroso
O empadão de frango é uma receita tradicional e deliciosa que agrada a todos os paladares. É uma ótima opção para servir em um almoço em família, um lanche da tarde ou uma refeição rápida e prática.
Você vai aprender como fazer um empadão de frango simples e saboroso, com uma massa leve e crocante e um recheio cremoso e temperado.
Como fazer o empadão de frango

Ingredientes:
Para preparar essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Para a massa:
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada
- 2 ovos
- 1 colher de chá de sal
Para o recheio:
- 4 xícaras de frango cozido e desfiado
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de milho verde
- 1 lata de ervilha
- 1/2 xícara de azeitona picada
- 200 g de queijo muçarela ralado
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal, pimenta, salsinha e orégano a gosto
Dica: para deixar o seu empadão de frango mais saboroso é usar o caldo do cozimento do frango para fazer o creme de leite caseiro. Basta bater no liquidificador 1 xícara de leite, 1 colher de sopa de amido de milho e 1/4 de xícara de caldo de frango. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Use no lugar do creme de leite industrializado.
Modo de preparo:
Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha e o sal.
- Acrescente a manteiga em cubos e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa.
- Adicione os ovos e misture até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar o ponto.
- Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Para o recheio:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Junte o frango desfiado e tempere com sal, pimenta, salsinha e orégano.
- Desligue o fogo e misture o creme de leite, o milho, a ervilha, a azeitona e metade do queijo ralado.
Para a montagem:
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Unte uma forma redonda de 25 cm de diâmetro com manteiga.
- Abra metade da massa com um rolo e forre o fundo e as laterais da forma.
- Coloque o recheio e espalhe bem.
- Abra o restante da massa e cubra o recheio, fechando as bordas.
- Pincele a superfície com uma gema batida.
- Polvilhe o restante do queijo ralado.
- Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até dourar.
- Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Dúvidas comuns sobre o empadão de frango
O empadão de frango é uma receita simples e fácil de fazer, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora do preparo. Aqui estão algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a fazer o seu empadão de frango sem erros:
Como fazer a massa podre?
A massa podre é uma massa que leva farinha de trigo, manteiga, ovos e sal. O segredo para fazer uma massa podre bem feita é usar a manteiga gelada e em cubos, e amassar com a ponta dos dedos, sem sovar muito, até formar uma farofa. Depois, adicione os ovos e misture até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por 30 minutos antes de abrir com um rolo.
Como desfiar o frango?
Para desfiar o frango, você pode usar dois métodos: o manual ou o elétrico. No método manual, você cozinha o frango com água, sal e temperos, e depois deixa esfriar um pouco. Em seguida, você retira a pele e os ossos, e desfia a carne com as mãos ou com um garfo. No método elétrico, você cozinha o frango da mesma forma, mas depois de esfriar, você coloca a carne em um processador ou liquidificador, e bate em pulsos rápidos, até obter o ponto desejado.
Como deixar o empadão de frango mais cremoso?
Para deixar o empadão de frango mais cremoso, você pode usar alguns ingredientes que vão dar mais umidade e consistência ao recheio. Alguns exemplos são: creme de leite, requeijão, cream cheese, catupiry, maionese, iogurte, queijo, molho branco, molho de tomate, caldo de frango, etc. Você pode escolher o que mais te agrada, e misturar ao frango desfiado, junto com os outros ingredientes do recheio.
Como fazer o empadão de frango sem glúten?
Para fazer o empadão de frango sem glúten, você pode substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten, como a farinha de arroz, a farinha de amêndoas, a farinha de aveia, a farinha de grão de bico, etc. Você também pode usar uma mistura de farinhas sem glúten, que já vem pronta para o uso. O modo de preparo da massa é o mesmo, mas você pode precisar ajustar a quantidade de líquido, dependendo da farinha escolhida.