Você já experimentou escondidinho de carne moída? Essa é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que é uma ótima opção para um almoço ou jantar.
Você só precisa de alguns ingredientes, como carne moída, cebola, alho, tomate, sal, pimenta, cheiro-verde, purê de batata, queijo ralado e manteiga.
Você vai aprender como fazer essa receita e descobrir algumas sugestões de acompanhamentos para deixar sua refeição ainda mais completa.
Como fazer escondidinho de carne moída?
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de batata
- 500 g de carne moída
- 200 g de queijo ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1/4 de xícara (chá) de azeitonas picadas
- 1/4 de xícara (chá) de milho verde
- 1/4 de xícara (chá) de ervilha
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 2 colheres (sopa) de molho de tomate
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
Descasque as batatas, corte em pedaços e cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias. Escorra e amasse com um garfo ou espremedor. Reserve.
Em uma panela, aqueça um fio de óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte a carne moída e mexa bem, soltando os grumos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto. Cozinhe até secar o líquido que se forma. Adicione os tomates, as azeitonas, o milho, a ervilha, o cheiro-verde e o molho de tomate. Misture bem e cozinhe por mais alguns minutos. Reserve.
Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Mexa até derreter a manteiga e formar um creme. Desligue o fogo e junte o purê de batata. Misture bem até ficar homogêneo e cremoso.
Em um refratário untado com óleo ou manteiga, espalhe metade do purê de batata. Por cima, distribua a carne moída refogada. Cubra com o restante do purê de batata. Polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida ou quente.
Quais são os melhores acompanhamentos para o escondidinho?
O escondidinho de carne moída é um prato muito completo, que já leva carboidratos, proteínas e vegetais. Por isso, ele pode ser servido como prato único, sem necessidade de acompanhamentos. No entanto, se você quiser incrementar sua refeição, algumas sugestões de acompanhamentos para o escondidinho de carne moída são:
Salada verde: uma salada verde fresca e crocante é uma ótima opção para acompanhar o escondidinho de carne moída, que é um prato quente e cremoso. Você pode usar as folhas de sua preferência, como alface, rúcula, agrião ou espinafre, e adicionar outros ingredientes, como tomate, pepino, cenoura, queijo ou castanhas.
Arroz branco: um arroz branco soltinho e saboroso é um acompanhamento clássico e simples para o escondidinho de carne moída. Você pode refogar o arroz com alho e cebola, e cozinhar com água e sal. Se quiser, pode adicionar ervas frescas, como salsa, coentro ou manjericão, para dar um toque especial.
Vinagrete: um vinagrete bem temperado e colorido é um acompanhamento refrescante e delicioso para o escondidinho de carne moída. Você pode fazer o vinagrete com tomate, cebola, pimentão, vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino. Se quiser, pode acrescentar outros ingredientes, como milho, ervilha, azeitona, cheiro-verde ou orégano.
Dúvidas comuns sobre o escondidinho de carne moída
O escondidinho de carne moída pode ser congelado?
Sim, o escondidinho de carne moída pode ser congelado e conservado por até 3 meses no freezer. Para isso, você deve esperar o escondidinho esfriar completamente, colocá-lo em um recipiente com tampa ou em um saco plástico, retirar o máximo de ar possível e levar ao congelador.
Para descongelar, você pode deixar o escondidinho na geladeira de um dia para o outro, ou aquecê-lo no forno ou no micro-ondas.
O escondidinho de carne moída congelado pode perder um pouco da sua textura e sabor, por isso, é recomendado adicionar um pouco de manteiga, azeite, queijo ou molho na hora de servir.
O escondidinho tem lactose?
Sim, o escondidinho de carne moída tem lactose, pois leva ingredientes de origem animal que contêm esse açúcar, como leite, manteiga e queijo.
Por isso, o escondidinho de carne moída não é recomendado para pessoas que têm intolerância ou alergia à lactose. No entanto, existem algumas alternativas de escondidinho sem lactose, que podem ser feitas com leites vegetais, como de soja, de amêndoa ou de coco, e com queijos veganos, que são feitos com castanhas, tofu ou mandioca.
O escondidinho pode ser feito na airfryer?
Sim, o escondidinho de carne moída pode ser feito na airfryer, que é um eletrodoméstico que frita os alimentos com ar quente, sem usar óleo.
Para isso, você deve montar o escondidinho em uma forma ou refratário que caiba na cesta da airfryer. Depois, é só levar ao aparelho e programar a temperatura de 180ºC e o tempo de 15 a 20 minutos, ou até dourar. O escondidinho de carne moída feito na airfryer fica mais sequinho e crocante do que o feito no forno convencional.
Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.
Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK