Pudim de claras é uma sobremesa que leva apenas três ingredientes básicos: claras, açúcar e baunilha. É uma receita fácil, rápida e econômica, que aproveita as claras que sobram de outras preparações. O pudim de claras fica com uma textura aerada e macia, e uma calda caramelizada que dá um contraste de sabor e cor. Você vai aprender como fazer um pudim de claras perfeito e quais são as dúvidas mais comuns sobre essa receita.
Um pouco sobre o pudim de claras
O pudim de claras é uma receita que tem origem na Europa, especialmente na França, onde é chamado de île flottante, que significa ilha flutuante. Isso porque o pudim de claras é feito com uma massa de claras batidas em neve, que são cozidas em uma calda de açúcar e água, formando uma espécie de ilha sobre a calda.
O pudim de claras é uma sobremesa que pode ser servida em qualquer época do ano, mas é especialmente indicada para os dias mais quentes, pois é leve e refrescante. Ele pode ser aromatizado com baunilha, limão, laranja, canela ou outros sabores de sua preferência. Também pode ser decorado com frutas, chantilly, coco ralado ou raspas de chocolate.
Como Fazer Pudim de Claras
Ingredientes:
Separe os seguintes ingredientes para fazer a receita de Pudim de Claras
- Para o Pudim:
- 12 Claras
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de chá de baunilha (opcional)
- Raspinhas de limão (opcional)
- Para a Calda:
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
Dica: Você pode decorar o pudim de claras com frutas frescas, chantilly, coco ralado ou nozes picadas, se preferir.
Agora que já estamos com todos os ingredientes necessários, vamos preparar a receita!
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma de pudim com manteiga ou óleo.
- Em uma panela, leve ao fogo médio o açúcar e a água para fazer a calda. Não mexa, apenas gire a panela de vez em quando, até que o açúcar derreta e fique com uma cor âmbar. Cuidado para não queimar.
- Despeje a calda na forma de pudim, espalhando por todo o fundo e as laterais. Reserve.
- Em uma batedeira, bata as claras em neve até ficarem firmes. Adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até obter um merengue brilhante e consistente. Adicione a baunilha e as raspinhas de limão, se desejar, e misture delicadamente.
- Coloque o merengue na forma de pudim, alisando a superfície com uma espátula. Faça alguns furos com uma faca para evitar bolhas de ar.
- Coloque a forma de pudim dentro de uma assadeira maior e adicione água quente até a metade da altura da forma. Leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até que o pudim esteja firme e dourado.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar.
- Para desenformar, passe uma faca nas laterais da forma e vire sobre um prato. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.
Você pode participar do nosso Grupo no Facebook. Acesse aqui GRUPO NO FACEBOOK
Dúvidas comuns sobre a receita
Posso usar claras pasteurizadas? Sim, você pode usar claras pasteurizadas no lugar das claras frescas, mas lembre-se de que elas demoram mais para bater em neve e ficar firmes. Use a mesma quantidade de claras indicada na receita.
Posso fazer o pudim sem a calda? Sim, você pode fazer o pudim sem a calda, mas ela dá um contraste de sabor e cor ao pudim. Se preferir, você pode usar outra calda de sua preferência, como leite condensado, geleia ou mel.
Posso usar outro sabor no pudim? Sim, você pode usar outro sabor no pudim, substituindo a baunilha e as raspinhas de limão por essência de amêndoa, de coco, de laranja ou de rum, por exemplo. Use a mesma quantidade indicada na receita.