Cueca Virada Super Fofinha

Cueca virada super fofinha é uma receita de doce frito, macio e delicioso, que vai deixar a sua mesa mais alegre e saborosa.

Esse doce é feito com farinha de trigo, leite, margarina, gemas, açúcar, fermento, açúcar e canela, que são misturados e sovados até formar uma massa lisa e elástica, que é cortada em tiras, torcida e frita em óleo quente. Esse doce é polvilhado com açúcar e canela, e pode ser servido quente ou frio.

A cueca virada é uma receita versátil, que pode ser feita com diferentes tipos de farinha, como farinha de trigo, farinha de milho, farinha de arroz, etc. Ela também pode levar outros ingredientes, como coco ralado, erva doce, anis, baunilha, etc.

Como fazer Cueca Virada

Cueca Virada
Cueca Virada

Ingredientes:

Para preparar essa receita, separe os seguintes ingredientes:

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 350ml de leite
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 2 gemas
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pacote de fermento biológico seco
  • Açúcar e canela a gosto

Dica: para deixar a sua cueca virada super fofinha é não deixar a massa muito seca, pois isso pode deixá-la dura e pesada. Se a massa estiver muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha, mas sem exagerar.

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o fermento biológico seco e o açúcar. Em uma panela, aqueça o leite e a margarina até derreter, mas sem ferver.

Despeje o leite morno sobre a mistura de farinha e mexa bem com uma colher de pau. Adicione as gemas e amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea, que desgrude das mãos.

Cubra a tigela com um pano limpo e deixe a massa descansar em um lugar quente e sem correntes de ar por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.

Após o tempo de descanso, divida a massa em pequenas porções e abra cada uma delas em uma superfície enfarinhada, formando tiras compridas e finas. 

Faça um nó em cada tira de massa, formando a cueca virada. Frite as cuecas viradas em óleo quente, virando-as para dourar por igual, e escorra-as em um prato forrado com papel toalha. 

Polvilhe as cuecas viradas com açúcar e canela a gosto e sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado.

Outra dica é não fritar as cuecas viradas em óleo muito quente, pois isso pode queimá-las por fora e deixá-las cruas por dentro. O ideal é fritá-las em fogo médio, até ficarem douradas e crocantes.

Acompanhamentos

A cueca virada super fofinha pode ser servida sozinha ou acompanhada de outras delícias. Algumas sugestões de acompanhamentos são:

Doce de leite: um clássico da culinária brasileira, o doce de leite combina perfeitamente com a cueca virada, dando um toque cremoso e adocicado. Você pode usar o doce de leite pronto ou fazer o seu próprio, cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão por cerca de 40 minutos.

Geleia de frutas: outra opção de acompanhamento é a geleia de frutas, que pode ser de morango, goiaba, abacaxi, maracujá ou a sua preferida. A geleia de frutas dá um toque refrescante e colorido à cueca virada, além de ser uma fonte de vitaminas e antioxidantes. Você pode usar a geleia pronta ou fazer a sua própria, cozinhando as frutas picadas com açúcar e água até engrossar.

Creme de avelã: para os amantes de chocolate, o creme de avelã é uma ótima opção de acompanhamento, pois dá um toque cremoso e irresistível à cueca virada. Você pode usar o creme de avelã pronto ou fazer o seu próprio, batendo no liquidificador avelãs torradas, chocolate derretido, leite condensado e creme de leite.

Dúvidas comuns

Você pode ter algumas dúvidas sobre a cueca virada super fofinha, como:

Por que a cueca virada tem esse nome? Não se sabe ao certo a origem do nome, mas existem algumas hipóteses. Uma delas é que o nome surgiu por causa do formato da massa, que lembra uma cueca amassada. Outra é que o nome é uma brincadeira com a expressão “virar a cueca”, que significa mudar de opinião ou de lado. Uma terceira é que o nome é uma referência à tradição de virar a cueca na virada do ano, para atrair sorte e prosperidade.

Qual é a diferença entre cueca virada e cavaquinho? A cueca virada e o cavaquinho são dois nomes diferentes para o mesmo doce, que varia de acordo com a região do Brasil. Em alguns lugares, como no Rio Grande do Sul, o doce é chamado de cueca virada, enquanto em outros, como em Minas Gerais, o doce é chamado de cavaquinho. Outros nomes possíveis são grostoli, cueca rasgada, orelha de gato, graxinha e rosquinha frita.

Como conservar a cueca virada? A cueca virada pode ser conservada em um recipiente fechado, em temperatura ambiente, por até três dias. Se preferir, você pode congelar a cueca virada em um saco plástico, por até três meses. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente por algumas horas ou aquecer no micro-ondas por alguns segundos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *