Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade..

Nhoque de abóbora

Continua após a publicidade..

Você gosta de nhoque, mas está cansado de comer sempre o mesmo sabor? Então, você vai adorar esta receita de nhoque de abóbora, que é fácil, saudável e deliciosa.

Essa é uma ótima opção para quem busca uma massa leve, nutritiva e diferente. A abóbora dá uma cor linda, um sabor adocicado e uma textura macia ao nhoque, que combina perfeitamente com molhos variados.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um nhoque de abóbora sem sair de casa, usando ingredientes simples e acessíveis.

Como fazer nhoque de abóbora

Ingredientes:

Continua após a publicidade..

Para preparar essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 ovo
  • Sal e noz-moscada a gosto
  • Molho de sua preferência (pode ser de tomate, branco, bolonhesa, etc.)

Dica: para deixar o seu nhoque ainda mais saboroso é usar uma abóbora bem madura e firme, que tenha uma cor alaranjada e um sabor adocicado. Você também pode variar o molho de acordo com o seu gosto e o que tiver na geladeira. Outras opções são molho de queijo, de frango, de carne seca, de cogumelos, etc.

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma assadeira, coloque os cubos de abóbora e regue com o azeite.
  2. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até a abóbora ficar macia e levemente dourada.
  3. Retire a abóbora do forno e amasse com um garfo ou um espremedor de batatas, até formar um purê. Deixe esfriar um pouco.
  4. Em uma tigela grande, misture o purê de abóbora, a farinha de trigo, a manteiga, o ovo, o sal e a noz-moscada, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto.
  5. Em uma superfície enfarinhada, pegue pequenas porções da massa e faça rolinhos, como se fossem cobrinhas.
  6. Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2 cm, formando os nhoques.
  7. Se quiser, faça um risco com um garfo em cada nhoque, para dar um charme.
  8. Cozinhe os nhoques em uma panela com água fervente e sal, aos poucos, até que eles subam à superfície.
  9. Retire com uma escumadeira e coloque em um refratário.
  10. Repita o processo até cozinhar todos os nhoques.
  11. Cubra os nhoques com o molho de sua preferência e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o molho borbulhar.
  12. Sirva em seguida, polvilhado com queijo ralado, se desejar.

Acompanhamentos para o nhoque de abóbora

Esse é um prato que contém carboidratos, fibras e vitaminas, sendo uma refeição completa e equilibrada. No entanto, se você quiser incrementar o seu prato, pode servir o nhoque de abóbora com alguns acompanhamentos. Algumas sugestões de acompanhamentos para o nhoque de abóbora são:

Salada verde: misture em uma tigela folhas de alface, rúcula, agrião e espinafre. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Sirva como entrada ou junto com o nhoque.

Carne assada: tempere uma peça de carne bovina (pode ser lagarto, maminha ou alcatra) com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, louro, vinho tinto e molho de soja. Coloque em uma assadeira, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por cerca de 2 horas, ou até a carne ficar macia. Fatie e sirva com o nhoque.

Frango grelhado: tempere filés de frango com sal, pimenta-do-reino, alho, limão e ervas finas. Grelhe em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo, até dourar dos dois lados. Sirva com o nhoque.

Legumes salteados: corte em cubos cenoura, abobrinha, berinjela, pimentão e cebola. Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira ou wok e salteie os legumes em fogo alto, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano. Sirva com o nhoque.

Dúvidas comuns sobre o nhoque de abóbora

Você ainda tem alguma dúvida sobre o nhoque de abóbora? Então, confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre essa receita:

O que é nhoque? Nhoque é um tipo de massa feita com farinha de trigo e algum ingrediente que dê liga, como batata, mandioca, abóbora, ricota, etc. O nhoque é cozido em água fervente e servido com molho.

Qual é a origem do nhoque? O nhoque é uma massa de origem italiana, que tem diversas variações de acordo com a região e os ingredientes disponíveis. O nhoque de abóbora é uma versão brasileira, que aproveita a abundância desse legume no país.

O nhoque de abóbora é vegano? O nhoque de abóbora pode ser adaptado para uma versão vegana, se você substituir o ovo por uma colher (sopa) de linhaça hidratada em água, a manteiga por um óleo vegetal de sua preferência, e usar um molho sem ingredientes de origem animal, como o de tomate ou o de cogumelos. Você também pode usar uma farinha de trigo integral, para deixar o nhoque de abóbora mais saudável e rico em fibras.

Como conservar e reaproveitar o nhoque de abóbora? O nhoque de abóbora pode ser conservado na geladeira por até 3 dias, em um recipiente fechado. Para reaproveitar, basta aquecer em uma frigideira ou no micro-ondas, mexendo bem para não grudar. Você também pode congelar o nhoque de abóbora cru, em uma forma untada, e depois guardar em um saco plástico. Para cozinhar, é só colocar o nhoque congelado direto na água fervente, sem descongelar.

Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.

Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK