O bolo floresta negra é uma das sobremesas mais famosas e apreciadas do mundo. Originário da Alemanha, esse bolo leva camadas de pão de ló de chocolate, recheio de creme de chantilly e cerejas, e cobertura de raspas de chocolate.
É uma receita simples, mas que exige alguns cuidados e dicas para ficar perfeita. Neste artigo, você vai aprender como fazer um bolo floresta negra caseiro, com ingredientes fáceis de encontrar e utensílios básicos.
Você também vai conhecer algumas sugestões de acompanhamentos para servir com o seu bolo, e tirar as suas dúvidas mais comuns sobre essa delícia. Vamos lá?
Como fazer o Bolo Floresta Negra
Ingredientes:
Para preparar essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 1/2 xícara de chocolate em pó 50% cacau
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de água
- Para Regar o Bolo:
- 1/2 xícara de guaraná
- 1 colher de sopa de calda de cereja
- Para o Recheio:
- 1 xícara de chantilly
- 1/2 xícara de Cerejas picadas
- Para a cobertura:
- Chantily
- 150g de chocolate ao leite
- Cerejas para enfeitar
Dica: Para deixar o seu bolo floresta negra ainda mais saboroso, você pode regar as camadas de bolo com um pouco de licor de cereja ou de kirsch, que é um destilado de cerejas típico da região da Floresta Negra. Isso vai dar um toque especial e aromático ao seu bolo. Mas cuidado para não exagerar na quantidade, pois o licor pode deixar o bolo muito úmido e alcoólico.
Modo de preparo:
Para a massa:
- Pré-aqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe a forma.
- Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e claro. Adicione o óleo e bata novamente.
- Peneire a farinha, o chocolate, o fermento e adicione a água e adicione à mistura de ovos. Mexa delicadamente com uma espátula até ficar homogêneo.
- Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
- Deixe o bolo esfriar completamente e depois corte-o em três partes iguais.
Para o recheio e cobertura:
- Na batedeira, bata o chantilly até ficar firme. Reserve na geladeira.
- Escorra as cerejas e reserve a calda. Pique metade das cerejas e reserve a outra metade inteira para decorar.
Para a montagem:
- Coloque uma parte do bolo em um prato e regue com um pouco da calda de cereja com guaraná. Espalhe uma camada de chantilly e salpique as cerejas picadas por cima. Repita o processo com a outra parte do bolo.
- Cubra todo o bolo com o chantilly restante, alisando com uma espátula. Decore com as raspas de chocolate e com as cerejas inteiras. Coloque o bolo na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Acompanhamentos
O bolo floresta negra é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui estão algumas sugestões:
Sorvete de creme: O sorvete de creme é um clássico que harmoniza com o bolo floresta negra, trazendo uma textura gelada e suave para contrastar com o bolo úmido e cremoso.
Café: O café é uma bebida que realça o sabor do chocolate e das cerejas, além de equilibrar o doce do bolo. Você pode servir um café expresso, um cappuccino ou um café com leite, de acordo com a sua preferência.
Vinho do Porto: O vinho do Porto é um vinho fortificado, doce e aromático, que combina muito bem com o bolo floresta negra. Ele tem notas de frutas vermelhas, chocolate e especiarias, que complementam os ingredientes do bolo.
Dúvidas comuns sobre Bolo Floresta Negra
Aqui estão algumas dúvidas comuns sobre o bolo floresta negra, e as suas respectivas respostas:
Posso usar outro tipo de chocolate no lugar do meio amargo? Sim, você pode usar o chocolate de sua preferência, desde que seja de boa qualidade e que derreta bem. Você pode usar chocolate ao leite, branco ou amargo, por exemplo. Mas lembre-se de que o chocolate meio amargo é o mais tradicional e o que equilibra melhor o doce do bolo.
Posso usar outro tipo de fruta no lugar das cerejas? Sim, você pode usar outras frutas vermelhas, como morangos, framboesas ou amoras, no lugar das cerejas. Mas as cerejas são as mais típicas e as que dão o nome ao bolo, que se refere à região da Floresta Negra, na Alemanha, onde elas são abundantes.
Posso fazer o bolo com antecedência? Sim, você pode fazer o bolo com até dois dias de antecedência, desde que o mantenha bem refrigerado e coberto com filme plástico. Mas o ideal é que o bolo seja consumido no mesmo dia ou no dia seguinte, para que não perca a sua textura e sabor.
Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.
Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK