Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade..

Receita de Pavlova com chantilly e frutas frescas

Continua após a publicidade..

Você já ouviu falar da pavlova? É uma sobremesa deliciosa, leve e elegante, feita com um disco de merengue crocante por fora e macio por dentro, coberto com chantilly e frutas frescas.

Você só precisa de alguns ingredientes, como claras de ovos, açúcar, amido de milho, vinagre, baunilha, creme de leite, açúcar de confeiteiro e frutas de sua preferência, como morango, kiwi, manga, pêssego, etc.

A Pavlova é perfeita para ocasiões especiais, como aniversários, festas e datas comemorativas. Você vai aprender como fazer essa Receita de Pavlova incrível.

Como fazer a Receita de Pavlova com chantilly e frutas frescas?

Para fazer a receita de pavlova com chantilly e frutas frescas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..

Para o merengue:

  • 4 claras de ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de vinagre branco
  • 1 colher de chá de amido de milho
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Para o chantilly:

  • 2 xícaras de creme de leite fresco gelado
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Para a decoração:

  • Frutas frescas de sua escolha, lavadas e picadas

Modo de preparo:

Para o merengue:

Pré-aqueça o forno a 120°C e forre uma assadeira com papel manteiga. Desenhe um círculo de 20 cm de diâmetro no papel, para usar como guia.

Em uma tigela limpa e seca, bata as claras de ovos com uma batedeira elétrica, em velocidade média, até formar picos moles.

Aumente a velocidade e adicione o açúcar, aos poucos, batendo bem após cada adição, até formar picos firmes e brilhantes.

Adicione o vinagre, o amido de milho e a essência de baunilha, e bata mais um pouco, até incorporar bem. Coloque o merengue sobre o círculo desenhado no papel manteiga, e espalhe com uma espátula, formando um disco uniforme e liso, com as bordas um pouco mais altas do que o centro.

Leve ao forno e asse por 1 hora e 15 minutos, ou até o merengue ficar firme e seco ao toque, mas sem dourar. Desligue o forno e deixe o merengue dentro dele, com a porta entreaberta, até esfriar completamente.

Para o chantilly:

Em uma tigela gelada, bata o creme de leite com uma batedeira elétrica, em velocidade média, até começar a engrossar.

Adicione o açúcar e a essência de baunilha, e bata mais um pouco, até formar picos firmes, mas sem deixar o creme talhar. Reserve na geladeira até a hora de montar a pavlova.

Para a montagem:

Com cuidado, transfira o disco de merengue para um prato grande e bonito. Cubra o merengue com o chantilly, espalhando bem com uma espátula, mas deixando as bordas do merengue à mostra.

Decore a pavlova com as frutas frescas, distribuindo-as sobre o chantilly, de forma harmoniosa e colorida. Sirva a pavlova em seguida, ou mantenha na geladeira até a hora de servir.

Quais são os melhores acompanhamentos para a Receita de Pavlova?

A pavlova é uma sobremesa que já tem muitos elementos, como o merengue, o chantilly e as frutas, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu prato, pode servir alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ela. Aqui estão duas sugestões:

Calda de frutas vermelhas: em uma panela, leve ao fogo baixo 200 g de frutas vermelhas (como morangos, framboesas e amoras), 100 g de açúcar e 100 ml de água. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até formar uma calda espessa e brilhante. Deixe esfriar e sirva sobre a Receita de Pavlova.

Sorvete de creme: se você quiser uma sobremesa ainda mais refrescante, pode servir uma bola de sorvete de creme junto com a Receita de Pavlova. O contraste entre o quente e o frio, o crocante e o cremoso, vai deixar a sua sobremesa ainda mais deliciosa.

Dúvidas comuns sobre a Receita de Pavlova

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer a pavlova, confira as respostas para algumas perguntas frequentes:

Posso usar outro tipo de açúcar no merengue? Não é recomendado usar outro tipo de açúcar no merengue, pois o açúcar refinado é o que garante a textura e a estabilidade do merengue. O açúcar mascavo, por exemplo, pode deixar o merengue escuro e úmido, e o açúcar de confeiteiro pode deixar o merengue granulado e quebradiço.

Posso usar outro tipo de vinagre no merengue? Sim, você pode usar outro tipo de vinagre no merengue, desde que seja um vinagre claro e neutro, como o de maçã ou o de arroz. O vinagre ajuda a estabilizar o merengue e a deixá-lo mais macio por dentro.

Posso usar frutas congeladas na pavlova? Sim, você pode usar frutas congeladas na pavlova, mas é preciso descongelá-las antes e escorrer o excesso de líquido, para não encharcar o merengue e o chantilly. Você também pode usar frutas em calda ou em compota, mas o ideal é usar frutas frescas, que são mais saborosas e saudáveis.

Posso fazer a pavlova com antecedência? Sim, você pode fazer a pavlova com antecedência, mas é preciso tomar alguns cuidados. O merengue pode ser feito até um dia antes e guardado em um recipiente fechado em temperatura ambiente, longe da umidade.

O chantilly pode ser feito até duas horas antes e guardado na geladeira. As frutas podem ser lavadas e picadas até uma hora antes e guardadas na geladeira. A montagem da pavlova deve ser feita o mais próximo possível da hora de servir, para evitar que o merengue e o chantilly murchem ou derretam.

Participe do nosso grupo de receitas no WhatsApp. É GRATUITO GRUPO DE RECEITAS.

Você pode segui nossa página no Facebook. Acesse aqui PÁGINA NO FACEBOOK